sexta-feira, 17 de outubro de 2025


O Gran Finale Existencial






O que seria um grande final existencial?

Para preencher o vacuo da existencia precisariamos de uma espetacular explosão atomica ou um cometa explodindo com o planeta todo e exterminando todo ser humano, assim como aconteceu com os dinossauros.

Certa vez, Sileno (Σειληνός) foi indagado pelo rei Midas, que perguntou:

Qual dentre as coisas era a melhor e a mais preferível para o homem.

O sábio Sileno, o companheiro de Dionísio - um bebado inverterado, constrangido, mas cheio de racionalidade, como um raio de Zeus nas cabeças dos pobres mortais, disse:

Estirpe miserável e efêmera, filhos do acaso e do tormento! Por que me obrigas a dizer-te o que seria para ti mais salutar não ouvir? O melhor de tudo é para ti inteiramente inatingível: não ter nascido, não ser, nada ser. Depois disso, porém, o melhor para ti é logo morrer.

Na verdade, o ser humano jacta-se de arrogancia - até mesmo desenvolveu uma inteligência artificial, alguns cientistas tem a ilusão de fazer um upload da consciência para uma máquina e atingir a imortalidade, mas como enfatizou Sileno, maldita estirpe você é transitoria, arrogante e não escapará das leis do universo, apenas contente-se em aproveitar as migalhas do Olimpo, vil criatura...








Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Antipoemagnético Releitura lírica Agora é tarde. Busquei a maturidade na face de anjo, nos olhos onde aventuras viraram orvalho. Frutas se...