LOBO DA TÂSMANIA
Thylacinus Cynocephalus
&
O DEMONIO HUMANO
O vídeo abaixo traz a reflexão sobre a desesperança estampada no último ser de uma espécie, que foi dizimada pelo maior e mais terrível destruidor do Planeta. Não que a evolução seja maligna em si mesma, porém o lobo ou tigre da tasmânia viu o predador mais implacável do planeta bater na sua porta. O bípede implume que Platão chama de racional, traz consigo um rastro de terror e destruição aos que compartilham o mesmo planeta. A evolução do homo sapiens deu-lhe ferramentas além de suas necessidades de ser, possibilitou a devastação na terra. A ganância do ter, da propriedade, do possuir - acumulando objetos além de suas necessidades, consequentemente, privando outrem.
Vejo a coisa-em-si se manifestando no fenômeno do último ser da espécie Thylacinus cynocephalus. O tigre da Tasmânia em sua forma prestes a se extinguir diante de um invasor e opressor sanguinário. O Lobo Marsupial abre sua alma para ecoar pela eternidade das devastações humanas. O tribunal dos colonos advindo das longínquas terras da rainha não demorou a dar seu veredicto, condenou o lobo da Austrália Insular, baseado na ignorância e na avidez de lucrar do capitalismo a vapor. É o mesmo espirito que dizimou as populações indígenas, os búfalos na América, que colocou crianças a trabalhar por mais de doze horas nas suas fabricas de moer carne humana.
A foto impressiona, expressa o animal encurralado, angustiado, subordinado aos caprichos do invasor que imputou a culpa sem direito a defesa. Na retina da vitima está impresso o matar pelo matar do invasor, a diversão de caçar como faziam com as raposas na Ilha da Honrosa Rainha. Nos cérebros humanos há lógica, justificativas para depredar, para abater por abater. Pensam: "Se encarceramos o nosso próximo, se matamos a nós próprios para conseguir mais riquezas, usufruir de mais conforto; nós que somos superiores, atestados pelo livro sagrado, então, outros seres inferiores são apenas detalhes da nossa escalada ao poder". Nada é empecilho para a filosofia de acumular riquezas. Animais serão dizimados. Especies serão extintas e até mesmo o melhor amigo poderá ser traído para que objetivos sejam alcançados.
Thomas Hobbes:
"O homem é o lobo do homem"
Nenhum comentário:
Postar um comentário